Visit on Instagram

Já se foi o tempo em que bastava optar por adoçante ao invés de açúcar. Com  a oferta de diferentes tipos é preciso estar atento às diferenças de cada adoçante. O primeiro critério a ser considerado na hora da escolha é a escolha entre natural e artificial. 
Os naturais mais conhecidos são:
- FRUTOSE: extraído de frutas, cereais e mel;
- SORBITOL: originado de frutas e algas marinhas.  Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas;
- MANITOL: encontrado em vegetais e algas marinhas;
- XILITOL: encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa e outros.
- ESTÉVIA: substância retirada da planta Stevia Rebaudiana (mesma família do girassol). Os artificiais geralmente têm sua capacidade de adoçar comparada à sacarose (açúcar de cana). Entre os  principais estão:
- ASPARTAMES: adoça 200 vezes mais que a sacarose e deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria (uma doença genética rara), pois contém fenilalanina em sua composição.
- SACARINA: tem capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém deixa sabor residual na boca. - CICLAMATO: Adoça 50 vezes mais que a sacarose. É bastante utilizado em alimentos industrializados, mas é proibido em alguns países por provocar efeitos cancerígenos, mutantes em células e alérgicos. - SUCRALOSE: Adoça 600 vezes mais que a sacarose. É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à grandes temperaturas. - ACESSULFAME-K: Adoça 200 vezes mais que a sacarose. É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. 
Já se sabe os diversos malefícios causados pelos adoçantes artificiais, que varia de desequilíbrios da flora intestinal à câncer, por exemplo. Por isso não indico seu consumo. 
Quanto aos adoçantes naturais, o ideal é procurar a orientação de um profissional para identificar qual se adapta melhor aos seus objetivos sem prejudicar sua saúde.

#nutricao #nutricionista #adocante #acucar #doces #dieta #fitness #diet #nutricionistagabriellawernevk #petropolis #rj

Já se foi o tempo em que bastava optar por adoçante ao invés de açúcar. Com a oferta de diferentes tipos é preciso estar atento às diferenças de cada adoçante. O primeiro critério a ser considerado na hora da escolha é a escolha entre natural e artificial. Os naturais mais conhecidos são: - FRUTOSE: extraído de frutas, cereais e mel; - SORBITOL: originado de frutas e algas marinhas. Seu uso é restrito a pessoas que não são diabéticas e que não são obesas; - MANITOL: encontrado em vegetais e algas marinhas; - XILITOL: encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa e outros. - ESTÉVIA: substância retirada da planta Stevia Rebaudiana (mesma família do girassol). Os artificiais geralmente têm sua capacidade de adoçar comparada à sacarose (açúcar de cana). Entre os principais estão: - ASPARTAMES: adoça 200 vezes mais que a sacarose e deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria (uma doença genética rara), pois contém fenilalanina em sua composição. - SACARINA: tem capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém deixa sabor residual na boca. - CICLAMATO: Adoça 50 vezes mais que a sacarose. É bastante utilizado em alimentos industrializados, mas é proibido em alguns países por provocar efeitos cancerígenos, mutantes em células e alérgicos. - SUCRALOSE: Adoça 600 vezes mais que a sacarose. É bastante utilizada em produtos esterilizados, UHT, pasteurizados e assados, pois é estável à grandes temperaturas. - ACESSULFAME-K: Adoça 200 vezes mais que a sacarose. É o adoçante mais resistente ao tempo e a altas temperaturas. Já se sabe os diversos malefícios causados pelos adoçantes artificiais, que varia de desequilíbrios da flora intestinal à câncer, por exemplo. Por isso não indico seu consumo. Quanto aos adoçantes naturais, o ideal é procurar a orientação de um profissional para identificar qual se adapta melhor aos seus objetivos sem prejudicar sua saúde. #nutricao #nutricionista #adocante #acucar #doces #dieta #fitness #diet #nutricionistagabriellawernevk #petropolis #rj

#nutricao #nutricionista #adocante #acucar #doces #dieta #fitness #diet #nutricionistagabriellawernevk #petropolis #rj

Instagram Follow Adder