Visit on Instagram

Os Búfalos (Bubalus bubalis) que ocorrem na Ilha do Marajó são exóticos. Isso quer dizer que não são endêmicos do Brasil.

São originários da Ásia, mas atualmente ocorrem em todos os continentes.

Afinal de contas, como eles chegaram à Amazônia?

Oficialmente, Bubalus bubalis da raça Mediterrâneo foi introduzido no Brasil no final do século 19, em 1895, provenientes da Itália.

Décadas se passaram e as importações continuaram na região.

Existe também uma versão de que os búfalos chegaram na Ilha do Marajó “acidentalmente”. 

Diz-se que um navio cheio de búfalos oriundo da Índia seguia para a Guiana e naufragou perto do Marajó.

Alguns sobreviventes nadaram até a Ilha, onde se adaptaram e vivem até hoje, sendo utilizados dos mais variados modos, como produtor de leite, carne e trabalho.

Uma das delícias produzidas com o leite de búfala é o famoso Queijo de Búfala.

O queijo de búfala é rico em proteína, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e outros compostos importantes, bem como apresenta um alto teor de gordura quando comparado com o leite de vaca tradicional.

Checa os stories/destaques para mais detalhes.

#amazon #amazonia #biodiversidade #biodiversity #bufalo #marajó

Os Búfalos (Bubalus bubalis) que ocorrem na Ilha do Marajó são exóticos. Isso quer dizer que não são endêmicos do Brasil. São originários da Ásia, mas atualmente ocorrem em todos os continentes. Afinal de contas, como eles chegaram à Amazônia? Oficialmente, Bubalus bubalis da raça Mediterrâneo foi introduzido no Brasil no final do século 19, em 1895, provenientes da Itália. Décadas se passaram e as importações continuaram na região. Existe também uma versão de que os búfalos chegaram na Ilha do Marajó “acidentalmente”. Diz-se que um navio cheio de búfalos oriundo da Índia seguia para a Guiana e naufragou perto do Marajó. Alguns sobreviventes nadaram até a Ilha, onde se adaptaram e vivem até hoje, sendo utilizados dos mais variados modos, como produtor de leite, carne e trabalho. Uma das delícias produzidas com o leite de búfala é o famoso Queijo de Búfala. O queijo de búfala é rico em proteína, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e outros compostos importantes, bem como apresenta um alto teor de gordura quando comparado com o leite de vaca tradicional. Checa os stories/destaques para mais detalhes. #amazon #amazonia #biodiversidade #biodiversity #bufalo #marajó

#amazon #amazonia #biodiversidade #biodiversity #bufalo #marajo

Instagram Follow Adder