Visit on Instagram

LOSS STATUE
.
“Algumas coisas acontecem independente do nosso querer. No entanto, o que está no nosso controle é a maneira com que escolhemos lidar com o que aconteceu”
.
Essa é uma reflexão que comumente realizo com meus pacientes, amigos e familiares.
O luto é um desses eventos que estão fora do nosso controle. Não falo apenas do luto que advém da morte de alguém querido, mas de qualquer perda, como o final de uma amizade, namoro ou faculdade, por exemplo. A forma da qual encaramos esse luto e o processamos é vital e diz muito sobre a nossa forma de estar no mundo.
.
Não é fácil perder algo ou alguém. No entanto, dificultamos ainda mais essa experiência quando decidimos não vivenciar esse luto. Muitas vezes optamos por usar de todos os mecanismos possíveis para anestesiar e não pensar nele, como fazer compras, tomar medicamentos, beber ou comer excessivamente.
.
TODO EXCESSO ESCONDE UMA FALTA
.
Conforme continuamos a ignorar essa angústia, maior ela costuma ficar. Ela se acumula, assim como quando estamos cansadas de limpar a casa e simplesmente colocamos o resto da poeira para baixo de algum móvel. Não adianta ignorar. Na próxima faxina terá ainda mais poeira naquele canto.
.
Apesar de exaustivo e doloroso, é necessário parar de ignorar esse sentimento. Podemos aprender muito com a dor, tristeza e angústia.
.
Você não se sente melhor após chorar bastante e se permitir vivenciar uma tristeza quando algo angustiante acontece na sua vida? E quando não o faz, quando apenas engole e cala esse sentimento, não sente como se estivesse com um nó na garganta, dor no peito ou como se não pudesse respirar livremente?
.
NÃO ADIANTA CALAR A MENTE OU NOSSOS SENTIMENTOS: ELES CONTAM TUDO PARA O NOSSO CORPO.
.
Esse é um caminho que pode se mostrar árduo, do qual você não precisa trilhar sozinha. Através do autoconhecimento, junto com a sua psicóloga, poderá dar início a essa jornada com resultados mais positivos e com uma carga emocional que pode ser dividida. É importante ter um espaço psicoterapeutico apenas seu, no qual não haverá julgamentos e que você poderá ser inteiramente você, sem medos ou receios.
.
Vamos começar essa jornada? 🌻

LOSS STATUE . “Algumas coisas acontecem independente do nosso querer. No entanto, o que está no nosso controle é a maneira com que escolhemos lidar com o que aconteceu” . Essa é uma reflexão que comumente realizo com meus pacientes, amigos e familiares. O luto é um desses eventos que estão fora do nosso controle. Não falo apenas do luto que advém da morte de alguém querido, mas de qualquer perda, como o final de uma amizade, namoro ou faculdade, por exemplo. A forma da qual encaramos esse luto e o processamos é vital e diz muito sobre a nossa forma de estar no mundo. . Não é fácil perder algo ou alguém. No entanto, dificultamos ainda mais essa experiência quando decidimos não vivenciar esse luto. Muitas vezes optamos por usar de todos os mecanismos possíveis para anestesiar e não pensar nele, como fazer compras, tomar medicamentos, beber ou comer excessivamente. . TODO EXCESSO ESCONDE UMA FALTA . Conforme continuamos a ignorar essa angústia, maior ela costuma ficar. Ela se acumula, assim como quando estamos cansadas de limpar a casa e simplesmente colocamos o resto da poeira para baixo de algum móvel. Não adianta ignorar. Na próxima faxina terá ainda mais poeira naquele canto. . Apesar de exaustivo e doloroso, é necessário parar de ignorar esse sentimento. Podemos aprender muito com a dor, tristeza e angústia. . Você não se sente melhor após chorar bastante e se permitir vivenciar uma tristeza quando algo angustiante acontece na sua vida? E quando não o faz, quando apenas engole e cala esse sentimento, não sente como se estivesse com um nó na garganta, dor no peito ou como se não pudesse respirar livremente? . NÃO ADIANTA CALAR A MENTE OU NOSSOS SENTIMENTOS: ELES CONTAM TUDO PARA O NOSSO CORPO. . Esse é um caminho que pode se mostrar árduo, do qual você não precisa trilhar sozinha. Através do autoconhecimento, junto com a sua psicóloga, poderá dar início a essa jornada com resultados mais positivos e com uma carga emocional que pode ser dividida. É importante ter um espaço psicoterapeutico apenas seu, no qual não haverá julgamentos e que você poderá ser inteiramente você, sem medos ou receios. . Vamos começar essa jornada? 🌻

#

Instagram Follow Adder